"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

sábado, janeiro 18, 2025

Três pontos numa vitória clara



Rio Ave, 0 - Sporting, 3

 

Com Gyökeres no banco e Rui Silva a estrear-se na nossa baliza, começámos bem em Vila do Conde, através de um autogolo de Aderllan Santos.

 

Não fosse o VAR e Luis Godinho teria deixado passar uma grande penalidade contra o Rio Ave, a tal que nos deu o segundo golo, superiormente marcado por Hjulmand.

 

No segundo tempo, várias investidas atacantes, algumas oportunidades, mas eficácia muito baixa para as concretizar.

 

Nota de destaque para o regresso de Daniel Bragança, após ausência prolongada por lesão.

 

Nos poucos minutos que ainda jogou o inevitável Gyökeres ainda teve tempo para assinar o terceiro.

 

Três pontos e uma vitória indiscutível.

sábado, janeiro 11, 2025

Apoiar, sempre!


Poderia ter caído para qualquer um dos lados



Sporting, 1 - Benfica, 1

Entrada pressionante do Benfica, a remeter-nos para o nosso meio-campo.

 

Aos poucos fomos sacudindo a pressão e fazendo a bola chegar a Gyökeres, mas sem ocasiões de golo.

 

Os encarnados conseguiram chegar à vantagem por Schjelderup, numa belíssima iniciativa do nórdico, tendo sido também o nosso inevitável nórdico, de grande penalidade, a chegar ao empate.

 

No segundo tempo equilíbrio absoluto, sem praticamente terem havido oportunidades de golo. Decisão para os pénaltis. Poderia ter caído para qualquer um dos lados. Caiu para o deles.

terça-feira, janeiro 07, 2025

O suspeito do costume decidiu!



Sporting, 1 - FC Porto, 0

 

Qual seria o treinador que desejaria começar a treinar o Sporting e ter logo que defrontar consecutivamente Benfica, Vitória de Guimarães e Porto, e mesmo assim batendo os dois maiores rivais?

 

Hoje o Porto entrou bem melhor, mais pressionante, não nos deixando sair da nossa metade, embora na realidade poucos lances de perigo conseguisse criar.

 

Aos poucos fomos sacudindo essa pressão e a segunda metade dos primeiros 45 minutos acabou muito mais equilibrada.

 

Desta vez foi na segunda parte que ganhámos o jogo, controlando os tempos e espaços, com o inevitável Gyökeres a marcar e a garantir a passagem à final.


Alberto Costa a caminho de Alvalade


sábado, janeiro 04, 2025

Não há milagres

Vejo muita gente a criticar os jogadores e o treinador, sobretudo porque nos último jogos não resistimos fisicamente mais que meia parte.

Mas com uma equipa que está ainda em todas as frentes, e com uma intensidade e frequência de jogos tremenda desde que a época começou, pergunto:

Já nós esquecemos que estamos privados de Nuno Santos, Pedro Gonçalves, Gonçalo Inácio e Daniel Bragança, todos titulares ou perto disso?

Vemos nos principais rivais tantas baixas? Obviamente que não!

sexta-feira, janeiro 03, 2025

Que jogão em Guimarães



Vitória SC, 4 - Sporting, 4

 

Deslocação a Guimarães, ao estádio de uma das equipas que melhor joga em Portugal, naquele que se antevia ser um jogo muito difícil.

 

A entrada agressiva e dinâmica na partida resultou em golo prematuro do inevitável Gyokeres, e mesmo após o belo golo do empate por parte de Tiago Silva, a equipa continuou focada no ataque, não acusou o empate, com Quenda a servir novamente de forma brilhante o matador sueco para nova vantagem leonina.

 

No segundo tempo, Viktor Gyokeres dilatou a vantagem, e a partir daí pareceu-me que o Sporting entregou incompreensivelmente o domínio do jogo aos da casa, que chegaram ao segundo, aos 69 minutos, por Kaio.

 

O empate chegou numa altura em que não conseguíamos chegar com perigo à área adversária, ao passo que o Vitória crescia no jogo. E a seguir veio o quarto aos 85 minutos.

 

Parece-me também que Harder entrou demasiado tarde em jogo, já que quando entrou em campo, ganhámos outra dinâmica ofensiva.

 

Não podemos estar a ganhar por dois golos em Guimarães e deixarmo-nos perder. Daniel Sousa mexeu bem na equipa e quase ganhou o jogo.

 

Felizmente Trincão teve o seu grande momento e deu-nos o empate.

quarta-feira, janeiro 01, 2025

Que se lixe a promessa?

Será que, perante o desespero do ciclo de derrotas, vai mandar às malvas a sua promessa anteriormente feita de não vir buscar ninguém ao Sporting em Janeiro?


Viktor!

Máquina, fenómeno, animal competitivo, talento puro!


terça-feira, dezembro 31, 2024

Feliz ano novo!


segunda-feira, dezembro 30, 2024

Era óbvio, não?!


domingo, dezembro 29, 2024

Verdadeiros leões!



Sporting, 1 - Benfica, 0

Quando já anunciavam a nossa morte acabamos de dar uma resposta de verdadeiros leões.

Vitória do querer, da garra, da união e da ambição de um leão disposto a retomar o bom caminho.

Que jogo, que ambiente, que apoio!

Com apenas três treinos Rui Borges deu ânimo e confiança a jogadores de rastos.

Agora é capitalizar esta vitória, recuperar os jogadores lesionados e atacar bem Janeiro!

sábado, dezembro 28, 2024

O dérbi dos dérbis!



Após a tempestade de desilusões provocada pela fuga de Amorim para Manchester, para amanhã apenas peço que o meu Sporting se reencontre.

 

Que com a vinda de Rui Borges, um treinador de discurso simples e descomplicado, e segundo dizem, um bom condutor de homens e um técnico competente, volte a haver plena comunhão em Alvalade.

 

Comunhão entre adeptos e equipa, comunhão entre treinador e jogadores, e sobretudo comunhão entre Sporting e vitórias.

 

No dérbi dos dérbis, na melhor e mais apaixonante rivalidade do futebol português, absolutamente centenária, e a fechar um ano civil, que melhor contexto para que tudo isso aconteça?

sexta-feira, dezembro 27, 2024

Qual a lógica?

Se Borges já estava referenciado para ser um possível substituto de Amorim, que após aquela infeliz viagem a Londres em Maio já se previa pudesse sair, qual a lógica em não se ter logo ido a Guimarães contratar Rui Borges quando se optou por João Pereira?

Eu sei que Pereira era uma escolha mais baratinha, mas foi preciso perder oito pontos na liga e dois jogos na Champions para se ativar aquilo que há mais de um ano era ponderado?



quinta-feira, dezembro 26, 2024

A partir de hoje é o MEU treinador!

Bem-vindo e boa sorte, Rui Borges!



Homem com H bem grande!

Nisto tudo, João Pereira acabou por ser quem mostrou ter mais carácter!



terça-feira, dezembro 24, 2024

Boas festas! 🎄


Obrigado, João Pereira!

Caro João, foste mais vítima que vilão. Deste tudo o que podias e sabias, encurtaste a tua formação para servir o clube numa altura em que Amorim fugiu para Manchester. 

Recebeste, de facto, um presente envenenado. 

Estou certo que ainda terás muito sucesso e que tudo isto servirá de ensinamento para que não caias nas armadilhas que te montam, fazendo de ti o saco de pancada das suas más decisões de gestão!




segunda-feira, dezembro 23, 2024

Rui Borges em Alvalade



Prenda no sapatinho?


E agora?

E de repente voltámos a cair nos dramas que sempre caracterizaram o universo leonino.

 

Simplesmente pela mudança de um treinador caímos do céu no inferno. A famosa estrutura esvaiu-se, dando-nos a entender que a mesma se resumia a Ruben Amorim, treinador, diretor desportivo e diretor de comunicação.

 

Como pode ser possível que tenhamos esbanjado 8 (!) pontos no campeonato, após João Pereira assumir o comando da equipa? Ou que tenhamos agora duas derrotas na Champions, onde seguíamos invictos, tal como no campeonato?

 

Como é possível que com Amorim perguntássemos antes de cada jogo por quantos íamos ganhar e agora nos questionemos se vamos ganhar?

 

Enquanto sócio há mais de 40 anos, detentor de lugar cativo e pequeno acionista da SAD, pergunto ao atual presidente que mais é necessário nos acontecer para rectificar o seu plano B, após a saída prematura de Amorim alegadamente também o ter apanhado de surpresa?

 

Vamos esperar que todos os objetivos da temporada estejam hipotecados para então tomar decisões?

 

Temos um dérbi à porta, janeiro e a meia-final da taça da liga estão aí. E agora?

domingo, dezembro 22, 2024

Chega de experimentalismos?!


Atacar sem critério



Gil Vicente, 0 - Sporting, 0

 

No “mandato” de João Pereira temos agora oito pontos perdidos na liga, estando a liderança da liga à mercê do rival da segunda circular. E antes de dérbi em Alvalade.

 

Um jogo onde atacámos, atacámos e atacámos, mas sem grande criatividade e sempre a insistir nas mesmas jogadas.

 

Os jogadores tentam, não desistem, mas sem grande critério, ficando evidente que o plano de jogo não existe ou se existe é claramente ineficaz, não havendo uma voz de liderança vinda do banco. Temos inclusivamente jogadores a pedirem ao banco o que devem fazer.

 

Quando ao lance da grande penalidade revertida fiquei com muitas dúvidas. A ver o que dizem os especialistas do apito, até porque a bola entrou na baliza, não tendo sido concedida a chamada lei da vantagem.


quinta-feira, dezembro 19, 2024

Para quando?

Para quando um murro na mesa e uma palavra de indignação face às vergonhosas arbitragens e faltas de respeito de que temos sido alvo? 

São umas atrás das outras, enquanto em paralelo vemos os rivais da segunda circular a serem descaradamente favorecidos!


quarta-feira, dezembro 18, 2024

Sporting, 2 - Santa Clara e Helder Malheiro, 1



Contra um adversário apostado em fazer anti-jogo, contra uma arbitragem vergonhosa e provocatória, seguimos em frente na Taça!

domingo, dezembro 15, 2024

Só dependemos de nós


Merece!

Dá-me imenso gozo ver este miúdo triunfar e calar todos os seus “haters”. 

Sendo, na minha opinião, um dos mas talentosos da sua geração, eu que nunca deixei de me assumir como admirador das suas qualidades, Trincão ontem foi decisivo, não só a ajudar a equipa a chegar ao triunfo, bem como a calar aqueles que já diziam que ele só rendia com Amorim. 

Que continue neste registo e que nos ajude a retomar o caminho das vitórias.


sábado, dezembro 14, 2024

Três pontos!



Sporting, 3 - Boavista, 2

Assim é difícil…

Com Amorim tinhamos variações táticas que baralhavam completamente o adversário, tornando quase impossível neutralizar o nosso jogo.

Com Pereira apresentamos sempre a mesma tática, entrando bem nas partidas, mas com o adversário a encaixar no nosso jogo ao fim de 20 ou 30 minutos, e a partir daí  tornamo-nos absolutamente previsíveis e neutralizáveis.

É o que temos…

sexta-feira, dezembro 13, 2024

Abre a pestana, Varandas!

E que tal dar corda aos sapatos, abrir os cordões à bolsa e ir buscar o Abel enquanto ainda podemos lutar pelo bicampeonato, taça da liga, taça de Portugal e fazer uma carreira interessante na Champions?



Uma vez “pesetero”…


quinta-feira, dezembro 12, 2024

Nos três diários desportivos


quarta-feira, dezembro 11, 2024

Todos a “desajudar”…

Se já não chegava o que se passa com a equipa de futebol, ainda temos esta gente a fazer o que faz nas bancadas e a prejudicar o Sporting. Se pensam que assim atacam o Varandas, na realidade estão é a criar problemas ao clube do qual se dizem adeptos!


Puxar o filme atrás



A quem diz não a uma possível vinda de Abel Ferreira para Alvalade, convém puxar o filme atrás e perceber os motivos da sua saída do Sporting.

Foi o escolhido para treinador da equipa de juniores na época 2011/12, tendo-se sagrado Campeão Nacional.

Realizou ainda mais uma época ao comando dos juniores, após o que foi promovido a treinador da equipa B em 2013/14.

Bateu com a porta no verão de 2014, alegadamente no seguimento de “ingerências” do presidente da altura no seu trabalho, nomeadamente na imposição de certos jogadores no onze titular, situação na altura considerada inaceitável por parte de Abel Ferreira.

terça-feira, dezembro 10, 2024

João Pereira é vítima, não vilão



Recuso-me a condenar e insultar João Pereira. Reitero que para mim é mais vítima que vilão.

A haver nomes a quem devem ser assacadas responsabilidades, aqui os deixo: Varandas, Viana e Amorim.

Os dois primeiros não souberam acautelar a saída do anterior treinador, devem ter-se esquecido da sua extemporânea viagem em Maio, a Inglaterra, para ser entrevistado pelos dirigentes do West Ham.

Quanto a Amorim, mandou às malvas com uma enorme facilidade aquilo que podia ser uma época de sonho para todos nós, simplesmente por causa dos milhões com que lhe acenaram de Manchester. Podia perfeitamente sair no final da temporada, muito possivelmente bicampeão e com uma carreira interessante na Champions.

Vai demorar muito, Varandas?!


E agora, Varandas?!

Sporting - Arsenal, 1-5

Sporting - Santa Clara, 0-1

Moreirense - Sporting, 2-1

Brugges - Sporting, 2-1

Tudo mau!



Brugges, 2 - Sporting, 1

Uma equipa leonina que só durou 25 minutos.

Uma arbitragem que transformou um penálti num livre directo.

Uma onda de lesões.

Um treinador adversário que soube mexer na equipa e mudar a toada do jogo.

E com isto tudo registamos a quarta derrota consecutiva em jogos oficiais e caimos do céu no inferno! 

Wishful thinking…

Dois desejos para um futuro próximo:

1. Que hoje o Sporting ganhe na Bélgica, para que o João Pereira saia em beleza e porque jamais torcerei por uma derrota do meu clube, por forma a que isso leve a uma mudança. Sporting a ganhar, ontem, hoje e sempre!

2. Que, em breve, haja o anúncio oficial da contratação do Abel Ferreira.

segunda-feira, dezembro 09, 2024

Quanto mais tempo demorarem…



É só para lembrar a direção do Sporting e administração da SAD que o Brasileirão terminou ontem, que ainda vamos muito a tempo de inverter esta recente tendência negativa e que ainda nada está definitivamente perdido em nenhuma das competições onde ainda competimos. Mas quanto mais tempo demorarem, mais difícil será…